sábado, 24 de dezembro de 2011

Solução para o problema “A avenida complicada”


A resolução passa pelo mesmo preenchimento da coluna do meio (3.ª coluna) que terá sempre de ter a seguinte sequência: Vermelho/Volkswagen/Pepsi-cola/Coelhos/Mexicano.
A solução para cada uma das outras colunas é sempre a mesma, mas as colunas podem trocar de ordem. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mensagens/Passatempos de Natal da disciplina de OTET - 10_C


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Módulo 2


Curso Profissional de Técnico de Turismo
Operações Técnicas em Empresas Turísticas (OTET) – 10.º Ano - Módulo n.º 2 – A Organização da Indústria Turística – Tipologia - 32 Tempos
Este módulo pretende dar a conhecer ao aluno a forma como a Indústria do Turismo se encontra organizada quer a nível nacional, quer a nível internacional. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) o turismo figurou como um fenómeno económico e social dos mais importantes do século XX, situação que se deverá manter no século que agora se iniciou. Neste contexto, o aluno deverá ser capaz de entender a organização do turismo segundo as suas duas vertentes principais: a vertente institucional, onde o Estado tem um papel importante na definição de políticas e no apoio à promoção do destino e a vertente empresarial, que consiste no papel que os privados têm na construção, promoção e comercialização dos destinos e produtos turísticos.
A abordagem sistémica que se pretende fazer neste módulo, vai ter em consideração a complexidade das interações dos elementos do sistema, não descurando o aspeto e dimensão do processo de decisão e planeamento.

Objetivos de Aprendizagem

Ø  Identificar o turismo enquanto sistema composto por sub-sistemas;
Ø  Sujeito turístico (o turista/o cliente);
Ø  Objeto turístico (empresa turística, localidade turística, organização turística);
Ø  O sistema económico, social e político legal.

Âmbito dos Conteúdos

1. Organização institucional do Turismo
1.1. Organizações Internacionais;
1.2. Organizações Nacionais;
1.3. O papel da União Europeia e o Turismo
1.4. O papel da Organização Mundial do Turismo
2. A Política Nacional do Turismo
2.1. Diagnóstico e perspetivas
3. Entidades reguladoras do setor
4. Formas de Organização da Indústria do Turismo em Portugal.
Nota: consultar o manual fornecido pelo professor da disciplina.
Exercícios propostos para o módulo:
Exercício 1 - Responda às seguintes questões:
a)     Indique três instituições internacionais ligadas ao turismo e, sucintamente, exponha de que forma estão ligadas a essa área;
b)    Apresente a missão e os objetivos do Turismo de Portugal, IP;
c)     Indique as cinco áreas regionais que refletem as NUT II.
  (Data limite de entrega 12 de dezembro de 2011)
Exercício 2 - Responda às seguintes questões:
a)     Explique como é feita a promoção externa do país no que toca ao turismo;
b)    Refira as sete agências regionais;
c)     Apresente as seguintes instituições utilizando para cada uma delas um texto com 150 a 200 palavras. O texto deve obedecer a (Times New Roman, tamanho 12, justificado e espaço 1,5) a enviar para o mail do professor e a entregar em papel (manuscrito ou impresso)
  (Data limite de entrega 12 de dezembro de 2011)
Exercício 3 – Tenha em conta os seguintes “Fatores que favorecem o desenvolvimento do turismo”: a) Condições naturais; b) Condições climatéricas; c) Elevado grau de competitividade em termos de preços; d) Sentido de hospitalidade do seu povo e e) Peculiaridade da sua cultura. Dê a sua opinião utilizando um texto com 200 a 250 palavras. O texto deve obedecer a (Times New Roman, tamanho 12, justificado e espaço 1,5) a enviar para o mail do professor e a entregar em papel (manuscrito ou impresso)

Exercício 4 – a) Tenha em conta as linhas de orientação estratégica que sustentam os cinco eixos estratégicos que estudou. Escolha dois dos onze projetos que lhe estão associados e que permitem a implementação dessas linhas estratégicas (para o efeito recorra ao documento em pdf que lhe foi fornecido). Caracterize-os utilizando um texto com 300 a 350 palavras; b) Explique os objetivos dos 11 projetos de implementação Os textos devem obedecer a (Times New Roman, tamanho 12, justificado e espaço 1,5) a enviar para o mail do professor e a entregar em papel (manuscrito ou impresso) (Data limite de entrega 12 de dezembro de 2011).
Exercício 5 – a) Descreva, por palavras suas, as atribuições do Turismo de Portugal, IP. ; b) Apresente, resumidamente, a política nacional do turismo; c) Apresente, sucintamente, o Turismo de Portugal, IP. Os textos devem obedecer a (Times New Roman, tamanho 12, justificado e espaço 1,5) a enviar para o mail do professor e a entregar em papel (manuscrito ou impresso) (Data limite de entrega 12 de dezembro de 2011).
Exercício 6 – Descubra o que significam as siglas mais conhecidas relacionadas com a área do turismo: ADETURN/AIA/AICEP/ANA/ANAM/APAVT/APECATE/ARPT
  (Data limite de entrega 12 de dezembro de 2011)
/BP/CCDR/CTP/DMC/DRT/ENATUR/ICAO/ICCA/ICN/INAC/INE/IPDT/IPM
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RevPAR/TURIHAB/UNESCO/UNWTO/ZTI